Arnobio Rocha Reflexões Miguel Nicolelis: ao Mestre com carinho (Post 99 – 53/2011)

Miguel Nicolelis: ao Mestre com carinho (Post 99 – 53/2011)

Falar de uma pessoa especial não é tão fácil como parece, principalmente quando você priva de um contato mais próximo, mais difícil quando esta pessoa é um ídolo, que você conhece e admira pela TV, ler nos jornais e revistas e de repente ele aparece em sua timeline do Twitter, como se fosse apenas mais um seguidor/seguido.

Ano passado aconteceu esta experiência única e maravilhosa, tive a sorte de interagir com o Mestre (merecia todas as letras maiúsculas) Miguel Nicolelis, ainda lembro que alguém retuitou uma mensagem de saudação dele que acabara de aderir ao twitter. Imediatamente transmiti meu orgulho de também saudá-lo e adicioná-lo, para minha grata surpresa houve um retorno. Passamos a dialogar quase que diariamente.

A visão daquele cientista único, que vi e revi várias vezes, num programa sobre a possibilidade voltar a andar ou ter movimentos e os exemplos que dera sobre gênios como Ademir da Guia, seu ídolo, e Pelé e a relação destes com ciência e genialidade me fez mais admirá-lo, pois pegava exemplos concretos e de pessoas concretas para explicar uma teoria complexa de seus estudos. [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oTu1fMd6DfQ&feature=related[/youtube]

Mais ainda assisti a sua formidável aula inaugural da UNB em que mexeu com milhares de pessoas que foram testemunhar um verdadeiro show de brasilidade, amor ao nosso país, de acreditar que nós podemos e faremos ciência e tecnologia para o mundo. A sua ida a Natal, algo mais que ousado, levar aos mais simples o conhecimento que adquira nos melhores centros mundiais, uma opção difícil, complexa, mas cheia de paixão e significado.[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SgLepzpxXYI[/youtube]

Professor e Mestre Nicolelis não é uma homem comum, mas é um homem simples, afetuoso, apaixonado por seu Palmeiras, por seus pais e sua família, que dedica a vida pela ciência e pelo sonho de fazer andar e dar vida nova a tantas pessoas. Ter o privilégio de trocar idéias e debater com ele é algo que supera qualquer sentimento. Desde futebol, política e principalmente o amor ao Brasil sempre nos encanta. Agradeço as DMs de apoio nos momentos críticos de internações de minha filha, a sua gentileza de se preocupar conosco.

Nesta semana está em Estocolmo e nós aqui na maior torcida sabedor quão grande significado para ele e para nós sua ida a academia do Nobel, que está tão próximo de nós, que, se vier, será algo tão grande como foi a conquista da copa do mundo na mesma Suécia. Sairíamos do nosso complexo de vira-latas e entraríamos em outro patamar mundial. Mas independente de Nobel, a comissão da ciência do futuro que o Mestre encabeça já nos enche de orgulho.

A abertura da copa do mundo com o protótipo do andando na lua é sua e nossa esperança, a esta figura ímpar da história brasileira, meu afeto e amizade sempre, e claro muita gozação no futebol. Esta teia que construímos não se desfaz mais, vamos juntos por um novo Brasil e um novo sonho.

PS: Continuamos esperando aquela pizza

 

 Save as PDF

0 thoughts on “Miguel Nicolelis: ao Mestre com carinho (Post 99 – 53/2011)”

  1. Um texto carregado de verdades,as suas e as nossas. Temos mesmo motivos para torcer por este homem que transforma genialidade em palavras simples ,capazes de atingir a todos e trazer para perto toda complexidade de sua ciencia. E um sonhador que contagia e leva-nos a acraditar com ele.
    Tambem conheci aqui ha algum tempo ,quando poucos eram seus seguidores. Tive o privilegio de ser seguida sem mesmo saber de quem se tratava. Conheci o Miguel antes de conhecer o cientista, conheci um poeta e um amante da poesia. Um conhecedor da literatura grego , de Ulisses , de suas proprias Odisseias!
    Hoje me distanciei ,observo de longe,agora so o cientista.Torco e vibro como voce, mas na minha forma , bem mais silenciosa e angustiada.
    Parabens Arnobio , voce tem fluida a boa letra.
    Um abraco e continue escrevendo sempre e muito para nosso prazer.

  2. Oba! vc diz o que eu tb já andei dizendo no oriente-se e por ai.
    Ele merece, é um homem maravilhoso- sou fã- além do cientista ousado e bem sucedido é carismático e simples, de uma simplicidade cativante.
    Vida longa a Nicolelis. E que venha o Nobel para nosso orgulho.
    Abração.
    Elianne-Laura
    Ps: acho que vc o descobriu comigo- nós o descobrimos no mesmo dia e fico feliz por ter te encontrado tb, assim como Sulains, via @MiguelNicolelis

  3. Meu caro Arnobio, faço uso das tuas palavras e sentimentos, há muito acompanho a trajetória e quão foi a minha surpresa poder interagir com o Mestre, (no mais sentido exato da palavra), fiquei fascinada com o trabalho dele com os alunos no nordeste, a escola da ciencia, enfim. Um vez ele tuitou uma pergunta bem basica, “O que você fez pelo mundo hoje?”, a partir daí eu passei a me perguntar sempre.
    Outro dia meu filho adolescente, tinha que escolher uma pessoa e dissertar sobre a vida dela, mostrei a ele o trabalho, a dedicação do professor Miguel Nicolelis e o resultado foi surpreendente, ganhando elogios e exposição especial na escola.
    Vamos torcer pelo reconhecimento merecido ao mestre.
    Um abraço

Deixe uma resposta

Related Post