340: HQ Marvel

 

 

No final dos anos 70, penso que 1979, ou no início de 1980, comecei a colecionar revistas dos HQ(Heróis em Quadrinhos) da Marvel, ainda morava em Bela Cruz, interior do Ceará, então estas revistas chegavam em pouca quantidade, mas de vez em quando alguém trazia mais números nas viagens a Fortaleza. Os colecionadores de revistas na cidade, éramos uns 8 ou 10: Neil Sedaca( o sacristão do Padre Odécio), João Jaques,  Valter Peru, Raimundinho, Claudinei e Eu. Quando um comprava, emprestava ao outro e também negociávamos entre nós.

 

Naquela época a revista de maior sucesso entre nós era Tex, quadrinhos sobre o velho oeste americano, em preto e branco. Ainda lembro quando começaram a produzir aquelas revistas coloridas, a que mais gostava era justamente os HQs, que traziam: Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Namor, Hulk. Eventualmente eles se juntavam nas estórias paralelas, especiais, dos Vingadores, comandados pelo Nick Fury.  Depois que mudei para Fortaleza, em 1981, o acesso à bancas de revistas se tornou maior, economizava meus trocados e pedia para minha mãe comprar, por muito tempo ainda comprei os HQs.

 

Minha história com aqueles heróis coloridos e estranhos vem de longe, sempre que tem alguma adaptação ao cinema volto no tempo. As primeiras adaptações foram do Superman e Batman, que são da DC, concorrentes da Marvel, depois vieram as do Homem Aranha(Marvel), aí começaram a melhorar os roteiros e temas com a série Marvel dos X-Men, os filmes todos muito bem adaptados. A resposta da DC foram os últimos dois Batmans, baseados na série do Frank Miller, O Cavaleiro das Trevas, com muito mais estória, conteúdo e tema para debate.

 

Capitão América - Chris Evans

 

A Série dos Vingadores estava sendo preparada, com os dois filmes do Homem de Ferro, que usou e abusou do humor sarcástico, com grandes atuações de Robert Downey Jr, que salvou sua carreira e deu vida a um grande personagem. Manteve um padrão adquirido com os filmes da Série X-Men, depois duas novas adaptações Marvel: Capitão América e Thor. Particularmente, acho a do Capitão América a melhor adaptação feita até hoje, a construção do personagem, o trabalho de elaboração do filme, o roteiro coerente com as origens do herói.

 

Homem de Ferro - Robert Downey Jr

 

A rica estória de Thor, se perdeu num roteiro muito confuso, toda origem de Asgaard, os feitos do herói, a disputa do poder com seu irmão Loki, no geral redundaram num filme estanque, sem fluência. Começa bem em Asgaard, mas caí muito quando Thor chega à terra. Parece que havia a necessidade ter um título a mais antes do filme conjunto, talvez isto justifique, mas infelizmente o resultado é dos mais fracos.  Até Nathalie Portman não trabalha bem neste filme, uma coleção de erros, que poderia ser evitada.

 

Thor - Chris Hemsworth

 

 

Penso que seria mais rico ter contado a estória da Viúva Negra, ou uma adaptação melhor de Hulk, outro que teve filme bem abaixo do personagem. Esta preparação para o filme que engloba todos eles, ficaria mais interessante se houvesse uma coerência de adaptações, não apenas filmes para preencher lacunas e busca de dinheiro, por exemplo, Matrix, começou com um filme genial acabou num caça-níquel de baixa qualidade, assim como Piratas do Caribe e tantos outros. Deste mal, não sofreu a série X-Men, da mesma Marvel, que consegui sempre fazer filmes cada um melhor que o outro.

 

 Save as PDF

0 thoughts on “340: HQ Marvel”

  1. Arnobio,

    acho que metade destes filmes podia ser dispensado, principalmente quando insistem em recontar a origem do herói, coisa que quem vai ver um filme desses já sabe de cor e salteado. Então, o primeiro filme de cada um dessas séries é sempre muito fraco, sem graça ou grandes novidades.
    Gastassem 5 minutos com um recordatório da origem do herói e partissem direto para uma situação mais presente, seriam todos mais interessantes.
    Eu, que passei quase 30 anos da vida comprando tudo o que saía de DC e Marvel, confesso que nunca me reconheci em nenhum desses filmes.

    Enfim, provavelmente não sou o público alvo.

    abs,

Deixe uma resposta

Related Post