Vide Cor Meum – Hannibal

 

“Dante meets Beatrice at Ponte Santa Trinita” de – Henry Holiday

 

Hoje é quase “sexta”, último dia da semana, visto que amanhã será feriado, então o compromisso é ter a música que abre o fim de semana, como tenho feito nos últimos meses, atendendo ao pedido do meu amigo, quase irmão, Lufeba (@lufeba), que sugeriu que fizesse um post na tarde que antecede ao fim de semana. Sem dúvida uma grande ideia, que me dar muito prazer, espero que a vocês também.

Como não poderia ser diferente, busquei uma forte inspiração, para a música de hoje, aí lembrei das músicas  cinemas, algumas canções, árias, sons, que acabam dando um sentido a mais aos filmes. Muitas vezes, alguns filmes, são identificados pelas músicas, até mais do que a própria história. Escolhi uma canção do filme Hannibal, de que tanto gosto, todos os 4 filmes ligados ao mito de Hannibal Letter. A trilha sonora de cada um deles é espetacular, em especial a do Hannibal, que seria o filme quarto,  nesta sequência cronológica, não de como de produção( O jovem Hannibal(4), Dragão Vermelho (3) Silêncio dos Inocentes( 1) e Hannibal(2).

A música, Vide Cor Meum (Veja Meu Coração) foi escrita por Patrick Cassidy, inspirada no texto de Dante,  A Vida Nova (La Vita Nuova),, em especial no soneto A Ciascun’alma Presa (A Cada Alma Enamorada). Junta duas paixões minhas, Dante e cinema, nesta adaptação que virou um poema de amor e uma ária  lindíssimo:

Chorus: E pensando di lei
Mi sopragiunse uno soave sonno
Ego dominus tuus
Vide cor tuum
E d’esto core ardendo
Cor tuum
(Chorus: Lei paventosa)
Umilmente pascea.
Appresso gir lo ne vedea piangendo.
La letizia si convertia
In amarissimo pianto
Io sono in pace
Cor meum
Io sono in pace
Vide cor meum

(em Português)

E pensando nela
Um doce sono me domina
Eu sou sua mestra
Veja seu coração
E este coração flamejante
É o seu coração
(Coro: ela treme)
Obedientemente come.
Em prantos, vejo-o e renuncio a ele.
A alegria é convertida
Nas mais dolorosas lágrimas
Eu estou em paz
Meu coração
Eu estou em paz
Veja meu coração

 

Vide Cor Meum – Hannibal

Imagem de Amostra do You Tube

0 thoughts on “Vide Cor Meum – Hannibal”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: