849: Nara Leão

Os anos voam para todos nós, nem me lembro direito, mas nas coincidências da vida, em 7 de junho de 1989 acertava definitivamente que me mudaria para São Paulo, tinha feito a última prova da Escola Técnica Federal, o meu último impedimento para partir. Naquele dia, acabou não sendo feliz, pois a doença vencera a capixaba Nara Leão, com apenas 47 anos, a quem tanto admirava.

Nara Leão nasceu em Vitória, Espírito Santo, e com um ano de idade se tornou a grande cidadã carioca, musa inspiradora e grande artífice da Bossa Nova. O apartamento dos seus pais foi palco para toda uma nova geração de cantores, poetas, cineastas e figuras marcantes do Rio de Janeiro no fim dos anos 50. Todos ali reunidos em saraus, namoros e paqueras criaram um outro jeito de cantar o Brasil e depois de protestar contra a ditadura que nasceu naqueles anos.

Aquela voz inconfundível, pequena, daquela mulher conquistou toda uma geração, venceu festivais, foi aos morros, às passeatas e entendeu muito do país que estava em ebulição, mas foi tolido de forma radical pela ditadura. Teve presença importante no cenário musical, levou doçura e sonhos em belíssimas interpretações, que fazia sempre com um tímido sorriso, que tanto encantava.

Saudades de uma época que Nara tantos nos deu.

Nara Leão – Cuitelinho

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zCXfX6_oWJ0[/youtube]

NARA LEÃO – OLHOS NOS OLHOS

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=84uK4Bvssvg[/youtube]

 Save as PDF

2 thoughts on “849: Nara Leão”

Deixe uma resposta

Related Post