Rêverie

3
Reverie de Robert Reid
Reverie de Robert Reid

Aviso logo que não sei nada de francês, mas esta palavra, Rêverie, é tão linda, que fui pesquisar o seu significado, aí fiquei mais apaixonado por ela, incrível como soa bem, em qualquer idioma, não apenas no francês. Mas a coisa toda começou de outra forma e acabei desembocando nesta palavra. Outro dia estava em casa vendo TV e vi um comercial dos postos Shell, mas o que me chamou a atenção era a música de fundo, que melodia, pior, parecia que já tinha ouvindo outras vezes.

Quando passava a propaganda ficava lembrando-me de buscar saber de quem era aquela música, mas nunca efetiva a pesquisa, nas vezes que tentei não aparecia resultado. Finalmente hoje, fui à página da Shell e de lá ao site do Youtube, então vi que uma boa alma esclareceu se tratar de um pequeno trecho de “Rêverie” de Claude Debussy. Uma pequena peça para piano, de 1890, na fase inicial da carreira do compositor, uma beleza, que felicidade em descobrir tantas coisas lindas, assim, tão entrelaçadas.

A música é majestosa, um primor, incrivelmente casa perfeitamente com seu título, apenas uma grande compositor, com toda sensibilidade poderia extrair mais de uma palavra, de um sentimento. Óbvio que não parei de ouvir e ouvir tantas e tantas versões deste pequeno clássico, a genialidade de cada nota que vai despertando tanto vontade de voar e desejar que ela se tornasse maior e ter mais acordes, mas é a medida certa.

Rêverie significa: devaneio, sonho, fantasia, não apenas em francês, mas em inglês também tem a mesma escrita, sem acentuação com o mesmo significado.

Claude Debussy – Reverie (por Francois-Joël Thiollier)

Claude Debussy – Rêverie

 

admin

Nascido em Bela Cruz (Ceará- Brasil), moro em São Paulo (São Paulo - Brasil), Técnico em Telecomunicações e Advogado. Autor do Livro - Crise 2.0: A Taxa de Lucro Reloaded.

3 thoughts on “Rêverie

Deixe uma resposta

Next Post

Oye Como Va - Celia Cruz

sex ago 1 , 2014
Share this on WhatsApp   Quando se aproxima o fim da tarde de sexta, inevitavelmente, vem aquela sensação de liberdade, pode até ser ilusória, mas é verdadeira. O fim de semana se aproxima e todas as energias boas começam a vibrar, consciente ou inconsciente, tudo parece mais bonito, o sol […]
%d blogueiros gostam disto: