Arnobio Rocha Reflexões Sentimentos Extremos e os Extremos Sentimentos

1534: Sentimentos Extremos e os Extremos Sentimentos


Os limites da vida, os extremos que cada um enfrenta.

“E eu, que tenho mais vida,
tenho menos liberdade?
É esta a minha paixão:
num feroz vulcão transfeito,
quisera arrancar do peito
pedaços do coração”.
(A Vida é Sonho – Pedro Calderón de la Barca)

As mesmas reflexões de antes, atormentam o dia de hoje, talvez o amanhã, porque nossa realidade não se altera, aliás, só para piorar. É claro que a realidade do mundo não tem a ver com o que se passa comigo, com as tragédias que tenho enfrentado, entretanto, o todo influência o particular, assim como minha tensão, determina a leitura do que acontece no planeta.

A vida continua sendo, para mim, uma coisa mágica, pois ela proporciona todas as potencialidades de viagens que dela se consegue ter: Desde os prazeres imensos, o conhecimento amplo, o amor, as coisas do mundo, as criações humanas/divinas, os encantos da natureza, da tecnologia.Uma gama incrível de coisas que apenas num piscar de olhos se enxerga e se vive.

Mas, ao mesmo tempo, a vida é um permanente dolor, os medos, as doenças, a fome e a miséria a luta pela sobrevivência, a extrema fragilidade do nosso corpo. Ou seja, o ser humano é dual em tudo e mais ainda em si mesmo, carregamos problemas e soluções, dos mais simples aos mais complexos, esta é a lógica mais dura que tentamos compreender no viver, nem sempre aceitamos, nos rebelamos, como o anjo que desafiou o criador, ou o Prometeu que rouba o fogo na inteligência.

As várias doenças, especialmente as da alma (ou dos sentimentos extremos acima expostos) são as que mais nos assustam nos dias atuais, pois a cura é incerta, uma série de fatores são levados em conta para combater estes males. A própria visão de mundo, de como se encara a realidade, sem dúvida, contribui decisivamente para que se saía de determinadas situações limites.

O que torna mais difícil, em cada uma dessas situações, é que não há fórmula pronta e acabada, uma droga ou conjunto de drogas que levem à cura, os problemas e a complexidade deles são questões íntimas, particulares, não dando chances a qualquer generalização, talvez uma aproximação de sentidos, ajudam, mas não garantem uma cura que liberte.

As dores e as doçuras da vida é que dão sentido à nossa existência, pois viver é sempre um ato de rebeldia. O importante é que devemos aprender a nos equilibrar entre os extremos, pessimismo versus o otimismo, o que, hoje, é uma tarefa cada vez mais complicada, pois as tensões sociais, políticas e comportamentais empurram para a ruptura a cada instante.

Muitos aspectos de nossos males e alegrias estão fora de nós, no entanto, dentro de nós pode ter a verdadeira resposta, a chave de como nos manter firmes diante dos opostos, daqueles que nos assombram, pois até a felicidade, dependendo do estado de espírito, pode ser dolorosa ou produzir uma “culpa”, algo como ser egoísta diante do sofrimento dos demais.

Apenas mais um dia de domingo que morre triste e melancólico.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

2279: Insone2279: Insone

Share this on WhatsAppIncerto, Inadequado inerte inaudito incompreendido incapaz inválido inacreditável intocado intimidado intocado inútil inatacável inviabilizado invisível introvertido inaceitável íntimo incólume invocado insultado inabalável insano intenso incrível insensível indolor

2289: Café2289: Café

Share this on WhatsAppO gosto de café vem primeiro ao cérebro, muito antes de sentir na boca o sabor mais intrigante de todos, o olfato é anterior ao gosto, justamente