Arnobio Rocha Crise 2.0 A Vacina da Vida – O Sr Floriano Camargos.

A Vacina da Vida – O Sr Floriano Camargos.


Sr. Floriano Camargos, com quase 100 anos, recebe a primeira dose da vacina CoronaVac;

A Pandemia do Cononavírus fez com que praticamente o mundo literalmente parasse, há um ano.

A vida da humanidade passou a ser terrivelmente questionada, a sociedade do planeta,  seu modo de vida moderno, sua cadeia produtiva, suas trocas, as relações comerciais, os intercâmbios culturais, turísticos e de interações humanas, sofreram um impacto jamais imaginado, por conta de um vírus.

O que aconteceu não era imaginado, como real, apenas em ficção, mas nem sempre considerado como possível. Depois de dois meses sem reações, um esforço gigante, usando de toda tecnologia desenvolvida, trabalho científico, a corrida por vacinas, fármacos que pudessem parar o avanço do caos.

Em pouco mais de seis meses as primeiras vacinas. com resultados ainda preliminares começaram a ser produzidas dando esperança de vida e que ela possa voltar a ter sentido, dando uma nova chance para humanidade.

A luta por essas vacinas passou a mobilizar governos, autoridades, depois de vários meses em que alguns governantes tentaram simplesmente negar a doença fatal. Negavam inclusive a ciência, as vacinas, o que trouxe prejuízos e atrasos preocupantes que podem matar mais gente, por exemplo, aqui no Brasil.

Depois de muita polêmica, as vacinas começam a ser usadas no Brasil, e nos emocionam a cada foto de amigos que trabalham na área de saúde que foram heroicos no trabalho em meia a tantas mortes. Agora a emoção se amplia, os idosos, aqueles que nos deram a vida, que nos deram tanto amor, que são os mais vulneráveis em razão da idade e de saúde, começam a ser vacinados, produzindo cenas tocantes.

Hoje, 05.02, a minha amiga Ana Amélia Camargos postou a foto do seu pai, Seu Floriano Campolina de Rezende Camargos, com seus quase cem anos, que completará em breve, tomando a vacina. Que cena linda, cheio de esperança, lúcido, consciente do momento, feliz pela oportunidade de continuar sua caminhada.

Seu Floriano é um personagem incrível, contador de histórias e uma memória privilegiada. Quando o conheci, num almoço, ele nos encantou contando uma viagem que fez à China e ao Japão, ainda nos anos de 1970, impressionante como lembrava dos detalhes, a curiosidade dele de conhecer aquelas culturas e a visão sobre o futuro que esses países teriam no mundo.

Fiquei realmente tocado ao vê-lo vacinado, disposto. Aos mais jovens a lição de que nossos pais são nossas fontes de vida de esperança, a vacinação deles nos dá mais força para continuar, inclusive para cuidar e interagir com eles, sem o temor de que adoeçam.

Seu Floriano sorridente, pronto para virar os cem anos.

Um exemplo.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post