Arnobio Rocha Política O Voyeur da Cabine eleitoral ou VAR eleitoral

2157: O Voyeur da Cabine eleitoral ou VAR eleitoral


O VAR eleitoral? A tara pela invasão de privacidade e intimidade dos cidadãos e das cidadãs

A incrível proposta de Bolsonaro e de seus generais para garantir que os votos sejam auditáveis nas eleições gerais, é que eles sejam filmados. Isso mesmo, os militares seriam deslocados para cada local de votação e que eles filmem todas as cabines eleitorais, voto a voto, cada cidadã ou cidadão, tendo seu voto filmado. Depois, com as imagens captadas, os votos seriam “somados”  e comparariam tal “apuração” com os resultados da apuração do TSE.

O ridículo dessa proposta estapafúrdia e sem noção não pode ser considerada, envergonha o país e desmoraliza as eleições, ou seja, não bastou a vergonha diante dos embaixadores, continuarão passando recibo da falta de inteligência elementar e do despropósito, claro, sem pensar no valor de tal “operação”.

Para além da loucura e do óbvio que representa, o maior deles, a  quebra do sigilo do voto, tentemos imaginar na prática como isso se daria. Pensemos como deslocar 206 mil militares para cada uma das urnas? Com quais equipamentos, um celular? Uma câmera especial? Depois, como transmitiriam as imagens, uma a uma? Como se somariam tais “votos”?

É tão sem sentido que isso só pode ser piada, e óbvio, a tutela militar ao maior direito dos cidadãos, o seu voto livre. Apenas mentes doentes conseguem elaborar um plano assim, imaginemos um plano de defesa ou de ataque, promovido por esses generais brilhantes?

Criar um sistema Big Brother Eleitoral, um VAR (Video Assistant Referee) igual ao do futebol? Ou seria apenas o voyeurismo de quem odeia o voto, as eleições e a democracia? O desprezo pelas regras democráticas pode levar o Brasil a mais um abismo e ser motivo de piada mundial.

O que se busca desesperadamente é uma forma de “melar” as eleições, desmoralizar o processo eleitoral e não aceitar os seus resultados, simples assim.

Pintar meio fio é mais sério e relevante.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post