Arnobio Rocha Política Inteligência Artificial e o Poder Judiciário

2366: Inteligência Artificial e o Poder Judiciário


A IA ameaça a Justiça e a Democracia.

O caminho da Democracia passa longe do uso da assim chamada Inteligência Artificial (IA), sem regulamentação, sem controle, sem que se saiba como funciona a fase superior dos sistemas algorítmicos que querem vender com uma nova marca, IA, como se fosse a solução para “covid”, mas que pode ser apenas a Cloroquina.

Há muito para conhecer de como a IA está sendo trazida para o Judiciário e temos para discutir sobre IA, mas não é sobre tecnologia, antes disso, em primeiro plano, precisa-se discutir sobre Filosofia. o lugar da vida e dos conceitos.

Essa semana participei de um podcast (Tecnopolítica) com um dos maiores cientistas sociais, voltado aos estudos sobre o uso de alta tecnologia, desde o início da Internet no Brasil, nosso companheiro Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC, um dos impulsionadores do Marco Civil, nessa conversa tratamos de IA no judiciário.

Há uns dois meses o jurista Pedro Serrano nos cobrou um livro sobre IA e os impactos dela no Judiciário, por enquanto saiu um podcast, pelo generoso convite do Sérgio Amadeu, o tema é muito vasto e, por enquanto, apenas arranhamos a questão, vamos ver se avançamos mais.

Obviamente, Sérgio e Eu, não somos negacionistas, muito pelo contrário, defendemos o uso da Tecnologia como forma de ampliar a inclusão social, a democratização do conhecimento, claro, o acesso à justiça, principalmente para os mais vulneráveis, defesa dos que são excluídos, popularização do Direito, aliás, Tecnologia é fundamental aos Direitos Humanos e para a Democracia.

PS 1: Dias depois o TSE aprovou as regras paras as Eleições Municipais de 2024, há uma expressa restrição ao uso de IA, sem que seja informado previamente, o medo é da manipulação, o uso de fakenews é um dos vetores.

PS 2: Alguns post que escrevi nos últimos anos sobre Algoritmos e IA:

O dom de iludir dos algoritmos

Algoritmos: O Inferno das imposições das Redes Sociais.

A Inteligência Artificial não tem Autonomia de Pensar!

Os Riscos da Inteligência Artificial (IA) – Eleições, Democracia e Privacidade.

Para quem não assistiu e tem interesse pelo tema, segue o link do TecnoPolítica.

 Save as PDF

One thought on “2366: Inteligência Artificial e o Poder Judiciário”

Deixe uma resposta

Related Post