Bloco de Esquerda: o Recado das Ruas e das Urnas!


Bloco de Esquerda é o recado das ruas e das urnas.

 

“Viver é melhor que Sonhar” (Belchior)

A grande lição de 2020 é de que há possibilidade de se criar um Bloco de Esquerda, classista, numa frente maior, não ampla diluída, para luta social, política e de resistência ao caos do Bolsonarismo, a expressão brasileira do Ultraliberalismo, que excluí e ameaça a vida, os direitos humanos e sociais.

O Bloco de Esquerda não se limitaria às eleições de 2022, ele é resistência política e social para 2021,22,23,24…Algo mais estratégico, aos moldes do que foi sintetizado nas campanhas e nas figuras de: Boulos, Manuela, Marilia Arraes. Nordeste, Sudeste e Sul, do Brasil continental.

É o recado das urnas, os votos de Haddad no segundo turno de 2018, são os mesmos e nas  mesmas regiões que os de Boulos 2020, há uma simetria e uma identidade, expressam um desejo das periferias pela Unidade política, pela renovação e que há sim, caminho para o Brasil, não apenas eleitoralmente.

É unir o Velho e o Novo, surgido nesse estranho e complexo de 2020. Juntar a inteligência e experiência de Lula, Haddad, Dino, Rui Costa, Fátima, Jacques, Freixo, Benedita, Edmilson…

Respeitando as diferenças de PT, PSOL e PC do B, o eixo desse Bloco de Esquerda, que deveria incorporar as organizações e movimentos sociais, como MST e MTST, as centrais sindicais e figuras públicas, acadêmicas e intelectuais identificados com as lutas sociais.

É preciso deixar claro que não é o centro da questão, a hegemonia do PT ou Lula candidato, nossa tarefa e anterior Temos que viabilizar a unidade do Bloco de Esquerda, que ele se afirme na luta e  resistência social.

Que crie mecanismos de participação para deliberar as suas atuações e na futura forma de escolher suas candidaturas, inclusive para presidente, que pode ser através de prévias, sem imposição e que represente democraticamente suas escolhas.

É sonho? Quero sonhar, viver é sonhar, inclusive, com o impossível!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

Lula Voltou.Lula Voltou.

Share this on WhatsAppPouco ou quase nada me interessa, sobre aqueles que odeiam Lula, apenas pelo ódio, sem nada que fundamente este tão baixo sentimento, só posso dizer que perdem

%d blogueiros gostam disto: