Arnobio Rocha Reflexões A Verdadeira Pandemia é a Exploração Humana.

1750: A Verdadeira Pandemia é a Exploração Humana.


A miséria explodiu com a Pandemia.

“Saímos de Florença para termos alguma distração que nos servisse de amparo à saúde e à vida, pondo fim a melancolias, dores e angústias a que assistimos sem cessar em nossa cidade desde que tiveram início esses tempos de peste” (Decameron – Giovanni Boccaccio)

Tenho a firme convicção de que 2020 nem começou, muito menos acabou, a possibilidade desse ano findar, ainda vai demorar, não se sabe quanto tempo, se meses (com uma vacinação e imunização) ou até mesmo anos. Tudo dependerá de atitudes que não foram tomadas em 2019, em 2020 expandido.

A virada de ano traz sempre uma certa esperança de mudança, de que algo novo venha a acontecer, não apenas uma continuidade eterna, sonolenta e monótona, do que (não) passou. Os ciclos, por semanas, meses, anos, são importantes para marcarem as nossas superações, pessoais ou coletivas.

A humanidade vem tornando sua passagem pela Terra cada vez mais complicada e difícil, geração a geração, continua destruindo a natureza, as florestas, as matas, os animais, claro, matando-nos uns aos outros, ainda que nos denominemos por civilizados, educados, senhores conscientes da vida, da razão e com lógica.

Por alguma razão que ainda nos escapa, de vez em quando a humanidade recebe um chacoalhão para ver se acorda para uma mudança. Algo que vem de fora de nossa própria capacidade destrutiva através de guerras e exploração do homem pelo homem, a fome, a miséria, desemprego e violência social.

Por exemplo, a peste, a gripe “espanhola”, e a agora o Coronavírus, Covid-19. são marcos “externos” que têm um potencial destrutivo imenso, que joga medo e incerteza na humanidade, de certa forma contribuem para mudanças, despertar de consciência, mas com alcance limitado.

Esse “eventos” ainda não foram capazes de provocarem mudanças mais profundas, que consigam resolver os grandes problemas da humanidade e do planeta, pois a lógica, a da exploração, que comanda a Terra, nunca é questionada. Nessa pandemia não será, os bilionários ficaram mais ricos, e a pobreza se alastrou.

A Verdadeira Pandemia Humana é a exploração, dela derivam todos os outros males, essa pandemia conjuntural  do COVID-19 acentuou as diferenças e aumenta em muito as mazelas humanos, ela provavelmente passará, com milhões de mortos, depois seguiremos como se nada tivesse acontecido.

É essa a dura reflexão/constatação.

Decameron_Giovanni_Boccaccio

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post