Arnobio Rocha Política Perdidos na Noite, o SUS e a crise de confiança nas instituições!

2304: Perdidos na Noite, o SUS e a crise de confiança nas instituições!


Fausto Silva e os Perdidos na Noite.

Perdidos na Noite foi uma das mais geniais criações da TV brasileira, Goulart de Andrade, um craque de programas noturnos, “Porque hoje é Sábado”, criou e dirigiu com Lucimara Parisi, trouxe o radio-jornalista e repórter de campo (futebol), Fausto Silva, um jovem cheio de ideias e nenhum freio na língua, feito num auditório de teatro, cenário trash, produção mambembe, tudo conspirava para dar errado, mas deu certo.

Era final da ditadura, o clima de Diretas já, ao mesmo tempo de receio de retrocesso, o programa iniciada em 1984, na Gazeta, depois Record, só se tornou nacional com a Bandeirantes, de 1986 a 1988, era a garantia de muita risada pastelão, com Tatá e Escova, os vídeo tapes (alguém sabe o que é isso hoje?) e a condução de Fausto Silva, o sotaque e humor de paulista, conseguia atrair artistas jovens e alguns consagrados, para aquele ambiente incerto, era um risco que valia a pena.

Fausto Silva despontou como excelente comunicador, irreverente, inteligente e sem papas na língua. O sucesso do Perdidos na Noite foi levado e plastificado pela Globo, um processo natural de adaptação e adequação de lado a lado, mas com ótimas tiradas, um Chacrinha, sem as chacretes, um Silvio Santos sem o baú, ao mesmo tempo um besteirol que colou no fim do domingo, enquanto a fórmula TV aberta se sustentou.

O apresentador Fausto Silva foi ficando mais sofisticado, mais próximo do padrão Globo e perdendo seu conteúdo, sua indisciplina, suas tiradas, se distanciado ano a ano de onde veio, até a mudança de aparência, parecia atender aos novos tempos e à adaptação, prisão criativa. Ainda conservo a lembrança do Faustão do Perdidos na Noite, icônico, que tanto ajudou nas noites de sábado, que ficava em casa para ver, não era comum gravar programas de TV, nem tinha como ver depois.

Fausto Silva saiu da Globo, voltou milionário para Bandeirantes, comandando várias atrações, com seu cast de amigos e celebridades, fez programa de entrevistas, mas a pegada já era outra, sem o mesmo apelo, a marca vencida, não se renovou e não inovou a TV Bandeirantes e sua crise eterna.

Fausto Silva se afastou do programa e da TV, por problema de saúde e teve o quadro agravado por grave problema cardíaco, que apenas um transplante poderia salvá-lo, situação revelada recentemente pela mídia, de que ele estava na fila para receber um coração, cuja gerência e controle é do SUS (Sistema Único de Saúde), aquele mesmo que é detonado pela mídia e por ricos como Faustão e outros.

Ontem, 27 de agosto, Fausto Silva recebeu um coração novo, uma cirurgia grave, mas que aparentemente foi exitosa, uma graça da medicina e da ciência.

Imediatamente as redes sociais foram inundadas com acusações graves de que o coração doado, pela rapidez, teria sido por fraude, porque Fausto Silva é rico e os ricos tudo conseguem, inclusive, burlar filas. O Ministério da Saúde teve que soltar importante sobre TRANSPLANTE e o caso Fausto Silva, esclarecendo os critérios e como foi feito o procedimento.

Nada leva a crer que houve fraude, de que se corrompeu a fila, ou qualquer procedimento ilegal, no mesmo dia, ou mesmo nesse ano, houve mais de 200 transplantes, graças a eficiência do SUS, a seriedade do procedimento e o sistema de fila, com caráter objetivo, com critérios rígidos e nenhuma subjetividade, ou força econômica.

Aqui, nesse pequeno espaço, torço pela recuperação plena de Fausto Silva, ou de qualquer um outro ser humano que consegue um transplante, renovo minha confiança no SUS, na ciência e na capacidade de cura, perdi uma filha e sei do desespero de quando não se tem saída para uma doença, ou mesmo quando ela é agravada por erros médico-hospitalares.

Força, Faustão, que os Perdidos na Noite, sejamos apenas nós.

Viva o SUS!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post