Escola Nacional Florestan Fernandes, a Hogwarts de Esquerda.

A Escola Nacional Florestan Fernandes, um marco das lutas dos trabalhadores.

 “Sem teoria revolucionária, não pode haver movimento revolucionário” (O que Fazer? – V. Lenin)

Há dois anos, quando ainda se podia aglomerar, estive na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada em Guararema, no interior de São Paulo. A escola foi criada e é mantida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), graça ao esforço coletivo da organização e o apoio de grandes figuras como Chico Buarque, José Saramago, Sebastião Salgado.

Foi um fim de semana inesquecível, a Copa Sigmarina Seixas, promovida pelo Grupo Prerrogativas em homenagem ao extraordinário jurista, político e militante pela democracia e direitos humanos, com participação do famoso grupo de juristas, do Sindicato dos Advogados de SP, do Sindicato do Metalúrgicos do ABC, do Coletivo Democracia Corinthiana.

O local é um misto de Magia e Encanto.

Vai muito além de militância política, é um encontro de vidas, de simbolismos, signos, uma energia positiva que embala sonhos, lutas e conquistas históricas da classe trabalhadora do campo e da cidade. As construções, as colunas, as salas, tudo vem do suor humano, da doação, daqueles que acreditam em mudanças, daqueles que vêm da base, do chão e da terra.

Ali mesmo, disse aos amigos, aqui nos transportamos para outras realidades, sentia que era uma espécie de Hogwarts de Esquerda, a escola da bruxarias e magias de Harry Potter, mas fruto de nossos ideias de vida militante, de necessidade de estudos, conhecimentos, acolhimento e partilha de ensinamentos de nossa longa tradição política.

O ar puro, os jogos (nem importava o placar), os almoços coletivos, a bebida dividida e  tudo para comemorar a vida, as lutas, fomos recebidos pela Escola com tanto amor e carinho, que emociona, nos eleva, aquela egrégora única e especial, é o resultado de uma geração incrível, da luta pela reforma agrária e justiça social.

Saudades, espero voltar em breve.

PS: Importante ajudar, colaborar para manutenção da Escola Nacional Florestan Fernandes, através da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes  (https://www.amigosenff.org.br/)

admin

Nascido em Bela Cruz (Ceará- Brasil), moro em São Paulo (São Paulo - Brasil), Técnico em Telecomunicações e Advogado. Autor do Livro - Crise 2.0: A Taxa de Lucro Reloaded.

Deixe uma resposta

Next Post

O Vale tudo do 7 de Setembro: O Risco de Ruptura Institucional.

seg set 6 , 2021
Share this on WhatsApp Print 🖨 PDF 📄 eBook 📱A defesa de Democracia, do Estado de Direito e dos Direitos Humanos, não se dão no abstrato, apenas e tão somente no campo das ideias e formulações, que são fundamentais, e ajudam nos enfrentamentos, entretanto, são nos embates da vida real […]

You May Like

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: