Arnobio Rocha Política Posse Solene das Ministras Sônia Guajara e Anielle Franco

2244: Posse Solene das Ministras Sônia Guajara e Anielle Franco


Sônia Guajajara e Anielle Franco, protagonistas dos novos tempos.

Emocionante o discurso de Sônia Guajajara.

Impossível não chorar e a satisfação de vê-la no governo central. Esse novo governo Lula já é histórico e vencedor por Sônia Guajajara, Anielle Franco, Margarete Menezes, Marina Silva e Silvio Almeida.

Nunca na história se teve algo parecido, um marco humano, civilizatório e de defesa do meio ambiente, reconhecimento da crise climática como norte. Nada mudará sem a força do povo brasileiro, dos negros e negras, povos originários, da diversidade sexual, regional, a presença protagonista do nordeste, mudança do centro do poder.

Sônia contou sua trajetória incrível, de quando foi ungida por uma dia aos 17 anos como líder, do seu território no Maranhão, suas lutas, o resgate do respeito aos povos originário, candidata a vice-presidência em 2018, eleita deputada federal por São Paulo, agora ministra do novo e inovador ministério dos povos indígenas.

Viva, Sônia Guajajara!

Ministra Anille Franco

Parece uma menina, tímida, duas pessoas me pediram para pedir para falar com ela, para uma foto, eu ainda mais tímido, pedi e ela concedeu com tanta doçura que pedi uma foto também comigo, na posse.

Ela já ministra, hoje, assumiu a posse solene, num momento tão tenso, ao mesmo tempo, de Luta. Depois de Sônia Guajajara, mais emoção e potência humana. Anielle Franco é formada em universidade pela política de cotas, nada mais simbólico que menos de 20 anos depois se torne ministra de estado, é um resultado imediato e que engrandece a justeza das cotas

O discurso é dela e Marielle Franco fala por ela, Anielle diz muito sobre a luta pela igualdade racial, pela reparação histórica, a condenação da Escravidão, dos seus efeitos até aqui, pelas diferenças de perspectivas de vida, oportunidades salários e perseguições, mortes e encarceramento do negro e periférico.

São vários signos numa só ministra, raça e gênero, num ministério tão importante e diverso como esse do governo Lula.

Um dia mais do que histórico para um novo Brasil.

Viva Anielle Franco. Marielle, Presente!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post