Arnobio Rocha Filmes&Músicas Perto de Casa: Assassinato na Mina de Carvão

2318: Perto de Casa: Assassinato na Mina de Carvão


Assassinato na mina de Carvão, excelente minissérie Alemã

A minissérie alemã, Perto de Casa: Assassinato na Mina de Carvão (Lauchhammer – Tod in der Lausitz), 2022, em seis capítulos, no canal de streaming Netflix, é uma verdadeira aula de história, sobre os restos mortais da Alemanha Oriental que ainda sobrevivem depois de mais de 30 anos da unificação.

Os arrependimentos, as críticas ao antigo regime, e a dureza do capitalismo e desesperança. Do antigo sistema uma excelente crítica sobre a forma de encarar os crimes comuns, ou mesmo os sociopatas de não poderiam existir no socialismo. A forma da polícia tratar as aberração em nada diferia do capitalismo, ou a crueldade de negar a existência dos comportamentos limites da natureza humana.

A minissérie traz ainda o tema da Emergência Climática, uma velha mina de carvão, a base enérgica de parte da antiga Alemanha Oriental, mas ainda em uso depois da unificação, mais recente o debate de retomar em larga escala devido a guerra Ucrânia e Rússia. O pano de fundo da vida dos velhos mineiros e o conflito com as novas gerações, inspiradas na jovem ativista sueca Greta Thunberg.

O detetive Maik Briegand (Mišel Maticević), volta à cidade natal, pois precisa investigar a morte violenta de uma jovem de 17 anos, o assassinato misterioso, vem lhe assombrar o passado dele de sua família de policiais desde à época do antigo regime, as feridas e as marcas de um tempo que parece o mesmo. Ao seu lado a obstinada investigadora Annalena Gottknecht (Odine Johne) com os padrões da Alemanha, tenta compreender as relações de passado e presente.

São apenas seis episódios, várias histórias, do passado e do presente, a questão das drogas, imigração, racismo, xenofobia, numa cidade perdida no meio do nada, com a economia destruída, sem futuro para a produção de carvão, as condições climáticas, o risco da inundação com o rio do subsolo represado pela velha mina de carvão.

Um assassino em série, misógino, revivendo valores de uma Alemanha “raiz” (nem oriental, nem ocidental), perdida no tempo e no espaço, em que as mulheres são alvos e pagam com a vida o machismo.

Vale muito assistir.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post