Arnobio Rocha Estado Gotham City Padrão Civilizatório?

2381: Padrão Civilizatório?


O zoológico humano dos “diferentes”, em Paris no início do Século XX

A foto que o meu querido Juarez Tavares me enviou, de um zoológico em Paris, início do Século XX, com crianças africanas, asiáticas e sul-americanas, as atrações para a civilizada França, isso bem antes do nazi-fascismo, do holocausto, as mesmas práticas já executadas na África e América, Ásia, Oceania.

O “padrão” de civilidade no mundo é o europeu e, dos EUA?

Por que aceitamos como pressuposto e como validade?  Somos sabedores de que eles  apagaram as milenares culturas do norte da África (Egito, Líbia, Etiópia, entre outros), a cultura arábica, Mesopotâmia, dos Persas, da Índia, dos chineses, e como eles, apenas eles, europeus e seu irmão, os EUA, se tornaram padrão de cultura?

A cultura do genocídio na América dos povos originários, milhões de mortos, destruição de sofisticadas civilizações, Maias, Incas e Astecas. Depois o lucrativo mercado da escravidão, por séculos. Sem esquecer da e exploração até os anos 70 das “colônias” na África e na Ásia, tendo a morte como padrão civilizatório, de doutrinação religiosa e de imposição racial, isso bem antes de Hitler, Mussolini.

Por que aceitamos isso, inclusive, a definição de qual é o padrão do que é genocídio?

É esse padrão civilizatório, violento, racista, excludente é o mesmo que vai dizer o que é democracia e qual comportamento “humano” e cultural são os aceitos, mesmo depois de destruir culturas em todos os cantos do planeta, em todos os continentes, inclusive, promovendo duas guerras “mundiais”.

É óbvio que não se trata de desprezar o que se produziu de cultura, artes e avanços científicos e tecnológicos nos EUA e Europa, mas de como se impõe tudo isso como padrão e apaga-se as demais culturas e quem diz que os povos originários que sobreviveram devem aceitar esse modo de vida?

Até quando?

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post