Arnobio Rocha Reflexões Colagem de Ideias – Ideologia e Literatura

Colagem de Ideias – Ideologia e Literatura


A Utopia e a vida real, a necessária mediação literária,

A literatura continua sendo meu refúgio e a certeza de vida, portanto, é vital para mim trazer os versos, as frases para o momento em que vivo, através delas encontrar um sentido amplo para tudo pelo o qual passamos e sentimos, sem nos perdermos pelo caminho.

Procuro analisar a vida por quase todos os ângulos, e assim conhecer os fenômenos que nos cercam, nem sempre consigo abranger, parece que escapa algo, o que não é ruim, demonstra que ainda temos muito por aprender. Até mesmo aqueles temas que pensamos dominar, acaba surgindo mais perspectivas, assim, se dá quando relemos um livro, ou revemos um filme, abre-se novas visões.

A compreensão dos conceitos e categorias filosóficas são fundamentais para uma intervenção prática nas lutas, não servem para deleite e diletantismo, apenas.

A Classe, ou seja 99% das pessoas, vive sob constante pressão e incertezas: Terá o que comer amanhã, como pagará as contas que vencem na semana que vem ou, terá trabalho no próximo mês? São as condições elementares para “reprodução e sobrevivência” que vão ditar o animus da imensa maioria de nós.

Todo e qualquer outro devaneio sempre foi secundário, pior ainda na quadrada atual.

Parece cruel o que foi citado, mas é apenas a apresentação real, que muito teimam em negar o óbvio, talvez consigam sublimar ou arrumar escapes para a realidade que nos cerca. Também não adianta cultuar o passado como melhor, é apenas uma ilusão, na verdade, o passado é a certeza que se viveu, duro mesmo é encarar o presente, mais complicado, olhar para frente.

As preocupações do Dr Fausto, eram as minhas, as mesmas vaidades, os desejos, a dualidade, albergar os dois espíritos, o primeiro, preso à terra, o local, o outro que lutar em voar, sair daquele lugar. O mais forte era a necessidade de conhecer mais, muitos lugares, pois, e é, a vida é breve, ao contrário, tão longa é a arte. A incessante luta que mais oprime a humanidade, liberdade vs vida real.

A verdade é que nos tempos sombrios, apenas nos clássicos respostas eternas, perenes, sobre os dilemas humanos, não importa a época, as perguntas certas, encontram o seu par antético, não se engane, os avanços incríveis da tecnologia, da ciência, não produzem uma psiquê diferente, do que efetivamente cada um é, continuamos pó e sombra, “puluis et umbra sumus” (Horácio).

Ultimamente procuro colar textos distintos, fundi-los em ideias novas, ou sintetizar ideias dispersas, com o mesmo fio condutor ideológico, a luta de classes e a literatura como fonte criativa e de vida possível.

Síntese, ou nada.

 

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

2279: Insone2279: Insone

Share this on WhatsAppIncerto, Inadequado inerte inaudito incompreendido incapaz inválido inacreditável intocado intimidado intocado inútil inatacável inviabilizado invisível introvertido inaceitável íntimo incólume invocado insultado inabalável insano intenso incrível insensível indolor